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Centro de Reabilitação

   ÁREA DA SAÚDE

 Objetivos:

 I-A) Atuar na área da habilitação e da reabilitação terapêutica com o objetivo de promover o desenvolvimento global do paciente (físico, cognitivo, social e emocional) a partir de uma equipe multidisciplinar, atuando em conjunto ou dentro da especificidade técnica de cada uma, visando qualidade de vida e autonomia funcional dos usuários.

I- B) Realizar avaliação anamnetica do paciente e da família, para a partir do diagnóstico devolver a família os resultados e estipular planos de ação terapêutica, individual e grupal dentro das perspectivas da habilitação e da reabilitação.

II) Estabelecer a aquisição de hábitos de higiene na área da saúde em todas as situações (pessoal, local de trabalho, família e comunidade) promovendo orientações coletivas.

 Descrição dos serviços:

Público-alvo:

Pessoas com deficiência intelectual e múltipla e com autismo

. Capacidade de atendimento

250 Pacientes

Abrangência Territorial

Município de Porto Feliz

 Psicologia

Objetivo Geral:

Atuar no campo da psicologia para que através dos recursos teóricos, técnicos e práticos disponíveis, o profissional possa aplica-los na habilitação e na reabilitação psíquica e emocional do paciente, de forma a promover desenvolvimento, bem estar e saúde mental ao usuário e a sua família.

Objetivos Específicos

  • Lutas pela garantia dos direitos de nossos usuários
  • Realizar avaliação ananminética e diagnostica
  • Desenvolver programas de reabilitação sem discriminação de sexo, credo ou raça
  • Prestar apoio, orientação e acompanhamento as famílias dos usuários
  • Elaborar relatórios e laudos psicológicos sempre que for solicitado e uma vez havendo necessidade.
  • Participar de atividades e de projetos que possuam como metas a conscientização da população sobre a prevenção das deficiências e sobre os efeitos da discriminação e do preconceito para o desenvolvimento delas.

Elaboração

A metodologia utilizada em um plano de atendimento psicológico participa de algumas etapas:

  Conceituação teórica e observação pratica do caso analisado

 Entrevista individual e avaliação psicológica do usuário.

  Reunião com a equipe terapêutica interdisciplinar para avaliação coletiva e encaminhamentos do caso analisado (Planos de Ação) sempre que for necessário.

 Devolutiva para o usuário e responsáveis sobre os resultados da avaliação e as possibilidades de atendimento exclusivo ou multissetorial

 Inicio do atendimento e monitoramento das variáveis observadas: evolução, resistência ao tratamento, fatores, internos, fatores externos (ambientais), participação familiar, participação medica ou de outro setor terapêutico, possibilidades da permanência e possibilidades de alta.

  Reuniões com a rede de serviços quando necessário.

Execução 

Cronograma de atividades:

  • Atendimento individual / grupal de 2º à 6ª – feira das 07:00 hs as 17:00 hs.
  • Atendimento à família na própria instituição e através de visitas domiciliares.
  • Atendimento nesta escola na perspectiva de psicologia escolar que envolve alunos, professores e funcionários da educação.
  • Visitas às outras escolas levando apoio e orientação para os alunos que estão em processo de inclusão.
  • Participação de reuniões mensais com a equipe interdisciplinar de terapeutas.
  • Participação em programas de prevenção e garantia de direitos da pessoa com deficiência.

Avaliação

A avaliação será realizada mediante pedido / solicitação via núcleo social, objetivando compreender e encaminhar a queixa para os setores terapêuticos competentes.

Em seguida agenda – se previamente a data de realização, mobilizando a equipe interdisciplinar referente.

 Fisioterapia

 Objetivo Geral: preveniu, habilitou e reabilitou indivíduos que apresentaram alterações do sistema – músculo-esquelético, cardiorespiratório, neurológico, visando sempre o reestabelecimento das funções.

Objetivos Específicos:

- Realizou anamneses

- Realizou atendimentos individuais e grupais

- Realizou atendimentos domiciliares

Elaboração:

Metodologia – realizou uma avaliação do caso interdisciplinar e com laudo neurológico, definiu qual o tipo de tratamento necessário para o paciente.

Execução:

Cronograma de Atividades – atendimento individual e grupal de 2ª a 6ª feira das 8:00 às 17:00 hs. Atividades – adequação de tônus muscular, conscientização corporal e postural, eletroterapia, facilitação da marcha, facilitação das habilidades motoras funcionais, fortalecimento muscular, terapia psicomotora, terapia respiratória, ginástica laboral, estimulação precoce.

 Avaliação:

Foi realizada com equipe interdisciplinar com laudo neurológico.

 Monitoramento:

Foi realizado através de relatórios diários e avaliação trimestral para detectar a evolução do paciente.

 Projeto Hidroterapia

 O projeto atendeu os usuários que necessitam de reabilitação ou estimulo as questões motoras e cognitivas. O ambiente aquático favorece a execução de certos movimentos dando ao paciente maior mobilidade e liberdade.

Objetivo Geral: ampliar os recursos terapêuticos melhorando a qualidade de vida dos atendidos.

Objetivos Específicos:

- Promoveu a reabilitação física

- Promoveu alívio da dor e espasmo muscular

- Melhorou o equilíbrio e a independência

- Normalizou o tônus muscular

Elaboração:

Metodologia – realizou uma avaliação do caso interdisciplinar e com laudo neurológico, definiu qual o tipo de tratamento necessário para o paciente.

 Projeto Adequação Postural

Orientamos aos cuidadores, auxiliares, monitoras e professores quanto ao posicionamento de usuarios de cadeiras de rodas, para melhor execução de atividades em sala, cuidados basicos como troca de fraldas e banho e para alimentação.

 Projeto Controle de Pressão Arterial 

Controle de pressão arterial de usuarios hipertensos ou com variações de pressão arterial.

Atividades: realizou exercícios de relaxamento muscular, respiratório e cardíaco. Exercícios de prevenção de contraturas musculares, osteoporose e úlcera de decúbito.

Avaliação:

Foi realizada com equipe interdisciplinar com laudo neurológico

 Monitoramento:

Foi realizado através de relatórios diários e avaliação trimestral para detectar a evolução do paciente.

 Terapia Ocupacional

 Objetivo Geral:

Favoreceu ao paciente o máximo de qualidade de vida possível, fazendo com que ele perceba sua capacidade de realizar desde as tarefas mais simples até as mais complexas, explorando o ambiente que vive e participa.

 Objetivos Específicos:

- Habilitou e integrou os indivíduos como um todo

- Restaurou ou preservou as capacidades funcionais evitando novos déficits.

- Visou a independência, qualidade de vida e integridade

 Elaboração:

Metodologia – realizou uma avaliação do caso interdisciplinar e com laudo neurológico, definiu qual o tipo de tratamento necessário para o paciente.

 Execução:

Cronograma de Atividades – atendimento de 2ª a 6ª feira das 07:00 às 17:00 hs (Grupo de Convivência) e de 2ª a 6ª feira das 07:00 às 17:00 hs (APAE) com terapias individuais e grupais.

Atividades – atividade de estímulo sensorial, atividades que favoreçam a socialização, inclusão, atividades de AVD e AVP, desenvolvimento funcional de membros superiores, favorecimento da iniciativa e da atenção, favorecimento da preensão funcional, favorecimento do brincar, normalização do tônus e descarga de peso MMSS e MMII, etc.

 Avaliação:

Foi realizada com equipe interdisciplinar com laudo neurológico.

Monitoramento:

Foi realizado através de relatórios diários e avaliação trimestral para detectar a evolução do paciente.

 Fonoaudiologia

 Objetivo Geral

Desenvolveu trabalhos ligados à fala, aquisição, compreensão e estruturação da linguagem, voz, audição e motricidade orofacial, comunicação alternativa.

 Objetivos Específcos:

- Preveniu, reabilitou os distúrbios da comunicação oral e escrita

- Aquisição, compreensão e estruturação da linguagem, voz, audição e motricidade orofacial

- Orientou a família a fim de informá-la sobre o trabalho desenvolvido

- Orientou a escola, auxiliando o trabalho pedagógico dos professores

Elaboração:

Metodologia – realizou uma avaliação do caso interdisciplinar e com laudo neurológico, definiu qual o tipo de tratamento necessário para o paciente.

 Execução:

Cronograma de Atividades – atendimento individual e em grupo de Atividades: estimulação da fala e linguagem (comunicação), estimulação do desenvolvimento da leitura e escrita, exercícios miofuncionais orofaciais, exercícios de voz e audiometrias.

Avaliação:

Foi realizada com equipe interdisciplinar com laudo neurológico.

 Monitoramento:

Foi realizado através de relatórios diários e avaliação trimestral para detectar a evolução do paciente.

 Psicopedagogia

 É um campo do conhecimento em educação e saude, a intervenção é um trabalho terapeutico clinico ou institucional.

Profissional com formação em pedagogia e curso de Pós – Graduação Latu Sensu.

Objetivo Geral

Atendeu as necessidades da escola ou indicação feita por psicologo, pediatra, neurologista, fonoaudiologo, e profissionais da educação e pais preocupados com o desempenho escolar.

Após anamennese com o grupo de terapeutas do centro de reabilitação “Profª. Luiza de Oliveira Moura Siqueira”, agendamos atendimento individual ou em grupo, sem data prevista de término, feito isso, quando achar necessário de ambas as partes.

 Objetivo Psicopedagogico na Instituição Escolar:

- Auxiliar os professores na melhor elaboração do plano de aula,

- Orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, o aluno com dificuldade de aprendizagem de desempenho de funções do dia – dia.

Objetivo Psicopedagogico no Trabalho Clínico:

Conforme avaliação médica e queixas de aprendizagem, promovendo facilitadores quanto ao processo de desenvolvimento, considerando a infuência do meio – familiar escola e sociedade.

Avaliação

- Desejo de interação e integração social

- Criatividade

- Autonomia

- Desafiar limites, fazer descoberta;

- Acreditar na capacidade individual;

- Resolver, problema e situações apresentadas.

        

No âmbito da Saúde podemos destacar um plano de Ação de 2013 a 2014, um projeto que foi realizado para atender os pacientes, na Equoterapia.

 Projeto Equoterapia

Público Alvo: Usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Feliz.

Numero Aproximado de Beneficiários: foi beneficiado aproximadamente 8 usuários com diferente comprometimento motor e intelectual.

Abrangência da ação: A Eco Amada, localizada no Haras Terra Amada, foi inaugurado em Março de 2014 e onde através de parcerias o espaço foi cedido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Porto Feliz pra a realização de terapias tendo o cavalo como meio.

Os atendimentos ocorrem uma vez por semana (terça-feira) com aproximadamente 8 usuários entre crianças, jovens e adultos com diferentes níveis de comprometimento motor e intelectual, com o objetivo principal de promoção de saúde, qualidade de vida, habilitação e reabilitação.

Objetivo Geral: Auxiliar no processo de reabilitação e habilitação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, possibilitando ganhos na independência e qualidade de vida.

Objetivo Específico: A equoterapia é uma área do atendimento terapêutico e educacional, que pode ser aplicado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacionais, psicólogos e pedagogos, onde o cavalo é o meio. As pessoas que são submetidas a este modo terapêutico são chamadas praticante, e não paciente, já que os mesmos participam ativamente durante todo o atendimento, seja mantendo postura, direcionando o animal, observando a paisagem entre outros. Tem como proposta promover maior independência, consciência corporal, controle postural, redução de processos álgicos, relaxamento muscular, aumento da mobilidade articular, autoestima, autoconfiança, disciplina, além de possibilitar trabalhos lúdicos com brinquedos e brincadeiras, com a finalidade de melhorar a atenção, concentração, memória, raciocínio e imaginação. 

Metodologia: Os atendimentos acontecerão uma vez a cada 15 dias para cada atendido, sendo que a terapia tem duração média de 30 minutos.

 RECURSO FINANCEIRO UTILIZADO

Saúde: R$ 179.605,99