Atualize seu navegador!
Centro de Reabilitação

De acordo com os princípios básicos que regem a política nacional de saúde e em consonância com a missão e filosofia que norteiam a ação da Instituição Mantenedora – APAE, o Centro Terapêutico “Prof.ª Luiza de Oliveira Moura Siqueira” existe para o atendimento terapêutico para Pessoas com Deficiências.
O ambulatório terapêutico, mantido pela APAE de Porto Feliz, possui uma diversidade grande quanto às características da clientela.
Na entidade, são oferecidos atendimentos nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fisioterapia.
A população beneficiada apresenta faixa etária de 0-65 anos, sendo, na grande maioria, carentes, encaminhada por escolas municipais, centro de saúde e entidades como AACD, APADAS, entre outras.
Temos, também, áreas de apoio como recepção, salas de espera, almoxarifado, local para arquivo e registro dos pacientes isolados da área de assistência. As salas de atendimento técnico e consultório médico com lavatório.

OBJETIVOS

A) Promover uma busca contínua pela eficiência e eficácia do ambulatório produzindo resultados positivos para a clientela.
B) Conscientização do profissional da missão da mantenedora e da área de resultados do programa, levando seus pacientes ao grau de desempenho que representa a conquista desses resultados.
C) Dar oportunidades de aperfeiçoamento aos profissionais da saúde visando a ampliar seus conhecimentos para obter o máximo de aproveitamento no desenvolvimento integral do paciente.
D) Proporcionar orientação familiar e comunitária de modo a gerar ambiente adequado à pessoa deficiente mental / autista, tanto em casa como no contexto onde está inserida, de maneira a desenvolver ao máximo as suas potencialidades.

DIRETRIZES E QUALIDADE

A) Qualificação e requalificação profissional da equipe terapêutica a fim de exercer sua autonomia.
B) Garantir ações terapêuticas individuais e em grupos pertinentes às necessidades da pessoa com deficiência mental / autista.
C) Promover integração a família, ambulatório e comunidade.
D) Incluir pacientes incluídos na sociedade através do acompanhamento e processo de reabilitação / habilitação.
E) Custos dos ambulatórios mantidos sob controle.
F) Capacidade do ambulatório totalmente utilizado.
G) Relatórios terapêuticos analisados e discutidos com a equipe.
H) Área de resultado do programa discutida com a equipe para proposta de revisão e reavaliação;
I) Dados para a mantenedora, conforme definição da equipe, entregue a tempo.

INSTALAÇÕES FÍSICAS

A) Uma sala para acompanhamento de pacientes por Equipe Multiprofissional.
B) Uma sala pra aplicação de testes psicodiagnósticos.
C) Uma sala para terapias em grupo.
D) Cinco salas para terapia individual.

Descrição:

Setor Fonoaudiológico:

Carga Horária: 32 horas/semanal. Periodicidade: segunda à sexta-feira.

Desenvolve trabalhos ligados à fala, aquisição, compreensão e estruturação da linguagem, voz, audição e motricidade orofacial, comunicação alternativa.

Objetivo:

Elaborar e executar avaliações, terapias individuais e em grupos (habilitação e reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência, no sistema miofuncional orofacial e cervical e na deglutição. 

Resultados Obtidos: foram bastante satisfatórios, evolução satisfatória em 30% dos casos, evolução regular em 44% e 26% em fase de aquisição. Os fonoaudiólogos participaram de reuniões semanais, realizaram avaliações, deram orientações aos professores, terapeutas e pais de pacientes, baseando-se sempre numa abordagem histórico-cultural de desenvolvimento. As fonoaudiólogas realizaram trabalhos nas áreas de linguagem oral, escrita, audição e motricidade no Centro de Reabilitação "Profª Luiza de Oliveira Moura Siqueira", Escola "Professora Nair Antunes de Almeida" e "Unidade Paulo Sampaio"

 Público Alvo:

Pessoa com deficiência 

Crianças e Adolescentes

 Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 53

 Descrição:

Setor Fisioterapêutico 

Carga Horária: 75 horas/semanal. Periodicidade: segunda à sexta-feira.

Prevenir, habilitar e reabilitar individuos que apresentam alterações do sistema músculo-esquelético, cardiorespiratório, neurológico, visando sempre o reestabelecimento das funções.

Objetivo:

Elaborar e executar avaliações, terapias individuais e em grupos, utilizar conhecimentos e recursos próprios, com base nas condições psico-físico-social, promovendo, aperfeiçoando ou adaptando a melhoria de qualidade de vida. Orientação aos pais em relação ao posicionamento em casa (na cadeira, deitado e como os carregar), postura e manuseio do paciente e seus quadros. Orientação aos professores quanto ao posicionamento em sala de aula.

Resultados Obtidos: 48% apresentaram evolução satisfatória, 38% regular e 14% em fase de aquisição

Público Alvo:

Pessoa com deficiência 

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de b eneficiários: 147

Descrição:

Setor Terapia Ocupacional

Carga Horária: 66 horas/semanal. Periodicidade: segunda à sexta-feira.

Favorece ao paciente o máximo de qualidade de vida possível, fazendo com que ele perceba sua capacidade de realizar desde às tarefas mais simples até as mais complexas, explorando o ambiente que vive e participa.

Objetivo:

Elaborar e executar avaliações, terapias individuais e em grupos, identificando e interpretando as desordens da dimensão ocupacional e utilizar como instrumento de intervenção as atividades humanas: artes, lazer, cultura, artesanais, corporais, lúdica, auto-cuidado, cotidianas e sociais, favorecendo ao paciente o máximo de qualidade de vida possível, fazendo com que ele perceba sua capacidade de realizar desde as tarefas mais simples até as mais complexas, explorando o ambiente que vive e participa

Resultados Obtidos: dentre todos os atendimentos observou-se evolução satisfatória em 44%, evolução regular em 30% e 26% em fase de aquisição. As terapeutas atuaram também, dentro de programas como oficinas, cozinha pedagógica, na escola e no centro de reabilitação.

Público Alvo:

Pessoa com deficiência 

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 161

Descrição:

Setor de Psicologia 

Carga Horária: 55 horas/semanal. Periodicidade: segunda à sexta-feira

Visa promover o bem estar da pessoa com deficiência e de todos os envolvidos no tratamento da mesma.

Objetivo:

Promove o bem estar da pessoa com deficiência e de todos os envolvidos no tratamento da mesma, visando a independência das capacidades neuropsicomotoras e psicoemocionais, associados à integridade afetiva de cada paciente, realizando trabalhos como: avaliação anamnética e para encaminhamentos, orientações a pais e professores, grupos de estudo, participações em reuniões técnicas e pedagógicas até terapias individuais, organização da "Semana de Prevenção à Deficiência" com palestras, orientações e acompanhamento dentro e fora da escola.

Resultados Obtidos: observou-se evolução plena em 36,86%, satisfatória em 31,57%, regular e 31,57% em fase de aquisição

Público Alvo:

Pessoa com deficiência 

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 105

 Descrição:

Setor de Psicopedagogia 

È um campo do conhecimento em educação e saude, a intervenção é um trabalho terapêutico, clínico ou institucional

Objetivo:

Estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a familia e a comunidade esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento. Terapeuticamente deve identificar, analisar, planejar, intervir atraves das etapas de diagnóstico e tratamento.

Resultados Obtidos: 70% satisfatórios, 20% regular e 10% em fase de aquisição

Público Alvo:

Pessoa com deficiência

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 45

 Descrição:

Centro de Convivência 

Defender e garantir direitos de âmbito da assistência social para promover a superação no enfrentamento das barreiras sociais, culturais, econômicas e arquitetônicas, tendo como objetivo contribuir para independência, autonomia e protagonismo social das pessoas com deficiências e suas familias na promoção à inclusão à vida comunitária e garantindo direito ao desenvolvimento pessoal

Objetivo:

Favorecer condições para uma estruturação familiar na qual o usuário possa atingir seu desenvolvimento satisfatório em suas necessidades sociais, emocionais e ocupacionais, com auxílio, principalmente dos familiares.

Resultados Obtidos: 70% satisfatórios, 20% regular e 10% em fase de aquisição

Público Alvo:

Pessoa com deficiência 

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 28

Descrição:

Sala de Integração Sensorial

Equipada com equipamentos táteis (objetos com superfìcies de diferentes texturas), equipamentos sem suspensão (bolas de equilibrio, cavalinho, pscina de bolinhas, patinetes), equipamentos com suspensão (cavalo, rede, plataforma e cadeira de balanço).

Objetivo:

Possibilitar a organização de todas as informações recebidas por meio dos sentidos proporcionando respostas e comportamento útil e adaptativo, físicos e emocionais apropriados.

Resultados Obtidos: 90% satisfatórios e 10% em fase de aquisição

Público Alvo: 

Pessoa com deficiência

Crianças e Adolescentes

 Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 17

 Descrição:

Hidroterapia

Atende os usuários que necessitam de reabilitação ou estímulo as questões motoras e cognitivas. O ambiente aquático favorece a execução de certos movimentos dando ao paciente maior mobilidade e liberdade.

Objetivo:

Ampliar os recursos terapêuticos da instituição, promovendo a reabilitação física, através da hidroterapia e melhorando a qualidade de vida dos atendidos, principalmente os de baixo nivel sócio-econômico. Promover efeitos positivos aos atendidos como: alivio da dor espasmo-muscular, relaxamento muscular, ortotatismo, fortalecimento  muscular, respiratório e cardíaco, desenvolvimento da autoconfiança, aumento da circulação.

Resultados Obtidos: 60% satisfatórios, 20% regular e 10% em fase de aquisição

 Público Alvo: 

Pessoa com deficiência

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 25

Descrição:

Medida de Integração Familiar Grupo de Convivência - MIF

Reuniões em grupos com as familias abordando temas relevantes às suas vivências com os usuários.

Objetivo:

Possibilitar um espaço para os cuidadores compartilharem experiências sobre suas relações emocionais, através da troca de experiências com outros cuidadores, além de poder ser um espaço que possibilite o reavivar do cuidador e seu sentido existencial, podendo devolver ao individuo o caráter de inserção, de produção e de sonhos através de diversas atividades artesanais e culturais.

Resultados Obtidos: 100% satisfatórios

Público Alvo: 

Familia

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 06

Descrição:

Medida de Integração Familiar - Autismo - MIF

Reuniões em grupos com as familias abordando temas relevantes às suas vivências com os usuários autistas.

Objetivo:

Favorecer aos familiares informações básicas a respeito do autismo e favorecer a divisão de experiências, angústias e evoluções de seus filhos e familiares.

Resultados Obtidos: 100% satisfatórios

Público Alvo:

familia

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 07

Descrição:

Programa Teacch

Programa de ajuda ao usuário com autismo a crescer da melhor maneira possível de modo a atingir o máximo de autonomia e independência.

Objetivo:

Entre os seus principios orientadores destacam-se: ajustar o ambiente as necessidades do autista, enfatizar as habilidades, estreitar os laços com a familia, a corrente teórica e comportamental (condicionamento), direciona o comportamento adequado, o ensino estruturado age como fator de organização e previsibilidade (sequencia da rotina)

Resultados obtidos: 90% satisfatórios, 10% em aquisição

Público Alvo:

Portadores de deficiência

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 11

Descrição:

Projeto Casa Terapêutica

É uma casa pré-montada para trabalhar as AVD`S (atividades de vida diária) e AVP`S (atividades de vida prática)

Objetivo:

Proporcionar a pratica e o treino com os usuários das suas AVD`S e AVP`S dentro de uma casa pré-montada para a criação de independência e autonomia.

Resultados Obtidos: 100% satisfatórios

Público Alvo:

Portadores de deficiências

Crianças e Adolescentes

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 35

Descrição:

Projeto Oficina Terapêutica:

É um espaço de "expressão" para o grupo de convivência

Objetivo:

Facilitar a expressão de vivências não verbalizadas, auxiliar na organização psíquica, treinar habilidades cognitivas (noção de espaço, sequencia lógica, concentraçaõ e atenção), habilidades psicossociais (interesse, valores, relações interpessoais e enfrentamento de frustações) e habilidades motoras, através do uso de atividades estruturadas ou expressivas.

Resultados Obtidos:

95% satisfatórios, 5% em aquisição

Público Alvo:

Portadores de deficiências

Idosos

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 25

Descrição:

Projeto Expressão Corporal

É uma forma de expressar sentimentos e trabalhar com o corpo

Objetivo:

Ampliar o vocabulário de linguagem dos movimentos e a percepção dos sentidos, abranger o estudo de formas, planos e dimensões, perceber as articulações do corpo e de que forma elas atuam no movimento. Trabalhar noções de tempo/rítmo, espaço e fluxo. Através do movimento, trabalhar o autoconhecimento, a criatividade e a consciência corporal. Despertar para as questões ambientais, no caso os resíduos sólidos, reconhecendo de que forma as atitudes cotidianas estão relacionadas com o tema e perceber nosso potencial de mudança.

Resultados Obtidos: 90% satisfatórios, 10% em fase de aquisição

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 25

Descrição:

Projeto Culinária

É um momento de trabalhar além das questões de culinária (alimentação), é uma forma de qualificação para o trabalho.

Objetivo:

Despertar o conhecimento dos usuários em diversas receitas, colocando-as em prática. Também observar e mudar os  hábitos alimentares, adquirindo conhecimento dos tipos de alimentos que devemos priorizar e  os que devemos consumir de maneira saudável. Formar cidadãso com hábitosde higiêne adequado para manipulação dos alimentos e com a conscientização da reutilização de diversas partes de frutas e verduras que habitualmente jogamos fora. Ter atenção as datas de validade dos produtos e ao seu valor real.

Resultados Obtidos: 100% satisfatórios

Público Alvo:

Portadores de deficiências

Idosos

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 25

Descrição:

Programa de Apoio Familiar - PAF

Coordenado pelo setor psicossocial prestando solidariedade, orientação e apoio às familias de nossos usuários, através de acompanhamentos periódicos que envolvem visitas domiciliares e psicoterapia individual.

Objetivo:

Propiciar acolhimento e acompanhamento nas diversas fases e etapas da vida do usuário e de seus cuidadores

Resultados Obtidos: 30% satisfatórios, regular 20% e não evoluiu 50%

Público Alvo:

Portadores de deficiências

Crianças e Adolescentes

Idosos

Familia

Período de realização: 2013

Nº total de beneficiários: 20